Hoje veremos alguns dos mitos que cercam nossa sociedade em relação ao câncer de mama.
Será que tudo o que falampor aí é verdade ou tem comprovação científica? Vejamos:
Agrotóxicos nos alimentos
Não existe associação comprovada entre uso de agrotóxicos e câncer de mama. Também não há associação comprovada entre câncer de mama e cigarro, mas como o fumo está associado a uma série de outros cânceres (pulmão, boca, pâncreas, bexiga, etc.), problemas cardíacos e derrames, o ideal é procurar um serviço especializado e largar o cigarro.
Uso de antitranspirantes e uso de sutiãs com suporte metálico
Correntes disparadas pela internet disseminaram rumores de que o uso de antitranspirantes causa câncer de mama. Mais recentemente, os sutiãs com suportes metálicos foram alvo de outra corrente. Não existem evidências de que desodorantes e sutiãs causem câncer de mama.
Aborto
Ativistas contrários ao aborto disseminaram a ideia de que o procedimento aumenta o risco de câncer de mama, o que não é verdade. Abortos espontâneos também não elevam o risco de ter câncer de mama.
Implantes de silicone
Implantes de silicone formam cicatriz na mama e podem dificultar a detecção precoce do tumor, bem como a visualização do tecido mamário nas incidências padrões da mamografia. Contudo, não aumentam o risco de câncer.
Próxima Semana: PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário