Home!

CurtaCurta

sábado, 3 de março de 2012

Prevenção do Câncer de Mama - Continuação

Quanto mais cedo o câncer de mama é diagnosticado, maiores as chances de o tratamento ser bem sucedido.

O objetivo dos exames preventivos é encontrar o câncer antes mesmo de causar sintomas. O tamanho do tumor e sua capacidade de se espalhar são os fatores mais importantes para o prognóstico da doença. Os especialistas acreditam que a detecção precoce salva milhares de vidas todos os anos.

Estas são as recomendações para o diagnóstico precoce em mulheres sem sintomas:

Mamografia:

Mulheres com 40 anos ou mais devem fazer mamografia anual, pois ainda é um dos melhores meios de diagnóstico precoce. Mamografia é um raio-X da mama, usada tanto para mulheres que não têm sintomas como para as que apresentam suspeita de câncer. Ela pode mostrar que está tudo bem ou que outro exame, geralmente uma biópsia, é necessário. Quando o médico sente um nódulo, mesmo que a mamografia não revele o tumor, a biópsia é necessária, a não ser que um exame de ultrassonografia mostre que o caroço é um cisto. A mamografia não pode dizer se um caroço na mama é canceroso ou não.No exame, a mama é colocada entre suas placas, para ser radiografada. O exame dura cerca de 20 minutos.

Exame clínico:

Na faixa dos 20 e 30 anos, as mulheres devem fazer pelo menos um exame clínico das mamas, por especialistas, a cada 3 anos. Depois dos 40, esse exame deve ser feito anualmente, de preferência antes da mamografia. O médico observa a mama, em busca de alterações na forma ou tamanho e, em seguida, usando os dedos faz a palpação das mamas e axilas em busca de nódulos.

Autoexame: 

É uma opção para as mulheres a partir dos 20 anos. É uma forma de a mulher conhecer melhor suas mamas e aumentar a probabilidade de perceber qualquer alteração. Deve-se procurar um médico se houver um caroço; inchaço duradouro; irritação da pele ou aparecimento de retrações que deixem a pele com aparência de casca de laranja; vermelhidão ou descamação na pele da mama ou no mamilo; dor, secreção pelo mamilo. Na maioria das vezes não é câncer, mas só um médico pode dar o diagnóstico correto.

Mulheres com alto risco de ter câncer de mama devem conversar com seus médicos para definir a partir de que idade deve fazer esses exames e com que regularidade.O uso de exames preventivos aumentou bastante o número de casos de câncer identificados antes de causar sintomas.
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem:
  • Inchaço em parte do seio
  • Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades na pele, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja.
  • Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro).
  • Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama.
  • Saída de secreção (que não seja leite) pelo mamilo.
  • Caroço nas axilas.
Outros Exames:

Exame de ultrassonografia de mama

É um exame de ultrassonografia que usa ecos de ondas sonoras para criar uma imagem de partes do organismo. Geralmente ele é usado quando a mamografia identifica uma área duvidosa na mama, porque ajuda a diferenciar cistos (nódulos com líquido) de massas sólidas.

Ressonância magnética (RM)

A ressonância usa ondas de rádio e fortes ímãs e computador, que transforma os resultados em imagem. Tipos especiais de RMs podem ser usados para analisar melhor cânceres encontrados por mamografias ou para mulheres de alto risco.

Próxima Semana: STRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário